CENTRO EDUCACIONAL

SEU GLOSSÁRIO DE CÂMBIO (FOREX)

ABCDEFGHIKLMNOPQRSTUVW

A

Extrato da Conta

O extrato da conta USGFX exibe a atividade de débito e crédito do cliente ao longo de um período especificado pelo usuário.

Janela da Situação da Conta

A janela da situação da conta exibe o monitor de margem da USGFX. A janela inclui os saldos da conta e o lucro e perda não realizados em posições abertas. Ela também mostra representações numéricas e gráficas dos níveis da margem USGFX do cliente, dadas as posições em aberto existentes.

Valor da Conta

É o valor atual da conta de um cliente, dada a quantidade de dinheiro depositada e quaisquer variações resultantes de perdas e lucros das posições fechadas e já existentes. O valor também inclui créditos e débitos provenientes de transferências diárias, comissões, taxas de transferência ou encargos bancários, caso aplicável.

Demanda Agregada

É a demanda total de bens e serviços na economia. Ela inclui a demanda de bens e serviços locais, bem como internacionais, por parte dos setores privado e público.

Risco Agregado

Tamanho da exposição de um único cliente a um movimento relacionado ao mercado.

Oferta Agregada

Oferta total de bens e serviços na economia, provindas de fontes nacionais (incluindo importações), disponíveis para atender a demanda agregada.

Contrato

Contrato de Cliente da USGFX. Todos os clientes devem ler e assinar o Contrato de Cliente da USGFX antes de abrir uma conta com a USGFX.

Aplicativo

Programa de software da USGFX.

Apreciação

Descreve um aumento ou fortalecimento de moeda em resposta à uma reação do mercado.

Arbitragem

Compra e venda simultânea em mercados diferentes, de instrumentos financeiros do mesmo tipo ou equivalentes, visando lucrar com diferenciais de preços ou de moeda.

Alocação de Ativos

Divisão de fundos entre as diferentes alternativas de investimento, a fim de tentar obter diversificação ou um retorno máximo.

Ask (Oferta)

O preço pelo qual a moeda ou instrumento financeiro é oferecido para venda pela USGFX ou por uma outra contraparte.

Uma instrução específica dada à uma corretora para comprar ou vender com o melhor preço possível. O termo é sinônimo do termo “no mercado” ou foi implícito pelo cliente ao emitir uma "ordem de mercado".

Uma ordem emitida ou para lidar com uma taxa/preço específicos, ou para obter uma taxa/preço melhores.

Corretor Autorizado

Uma terceira parte para a qual o cliente transfere autoridade de negociação ou controle sobre sua conta. A USGFX não endossa nem aprova, por implicação ou de outra forma, os métodos operacionais do agente autorizado. A USGFX não será responsável com relação à essa autorização.

Poder de Negociação Disponível

Um dado valor de conta de um cliente e sua posição atual, ou o montante de câmbio incrementado, expresso em uma moeda especificada, que o cliente pode fazer uso. Matematicamente, o Poder de Negociação Disponível = (Valor da Conta * Alavancagem Máxima de Negociação) Montante da Posição Aberta.

[ TOP ]

B

Departamentos e Processos (“Back Office”)

Interface de Suporte ao Cliente da USGFX, responsável pela criação de contas, fundos de transferências dentro e fora da conta do cliente, problemas de reconciliação do investimento, solicitações de clientes e quaisquer outras atividades que não envolvem diretamente a compra ou venda de um par de moedas.

Balanço de Pagamentos

Um registro sistemático das transações econômicas reais de um determinado país durante um determinado período. Ou os países possuem um balanço de pagamentos em excesso ou um balanço de pagamentos em déficit. Déficits prolongados de balanços de pagamento poderiam levar a restrições de transferências de capital e/ou declínio nos valores de moeda.

Balança Comercial

Em termos gerais, este é o valor das exportações menos as importações de um determinado país. Um déficit da balança comercial ocorre quando um país importa mais do que exporta. Um excedente da balança comercial ocorre quando um país exporta mais do que importa. Se um país estiver em déficit comercial prolongado, a moeda versus seus parceiros comerciais poderia entrar em declínio ou enfraquecer, tornando o custo das importações mais caro e as exportações mais baratas para os parceiros comerciais.

Linha Bancária

Linha de crédito concedida por um banco a um cliente, também conhecida como "linha".

Dia Bancário (ou Dia Útil)

Qualquer dia em que os bancos comerciais estão abertos para negócios no centro financeiro do país, de onde a moeda é adquirida.

Banco do Japão ou BDJ

O Banco Central do Japão.

Moeda Base

A primeira moeda em um par de moedas. No par de moedas EUR/USD, a moeda base é EUR. Ao assinar um contrato com a USGFX, a moeda base permanece constante em um valor de lote contratado. Por exemplo, se um lote for de 100.000, e o cliente que realiza a transação compra 1 lote de EUR/USD à uma taxa de câmbio de 0,9600, ele negocia um câmbio de EUR 100.000 por USD 96.000.

Taxa Base

Um termo usado predominantemente no Reino Unido para a taxa usada pelos bancos para calcular a taxa de juros cobrada dos mutuários. Os mutuários de alta qualidade só pagam um pequeno valor sobre a taxa base. Já os credores de menor qualidade pagam uma taxa bem mais elevada.

Ponto-Base

Um por cento de um por cento. A diferença entre 3,75% e 3,76%.

“Bear Market”

Um período prolongado, quando os preços de investimento caem, acompanhados de pessimismo generalizado.

“Bear Squeeze”

Uma mudança das condições de mercado que obriga investidores pessimistas (que tentam lucrar a partir de preços reduzidos), a comprar de volta um investimento a um preço superior ao preço que eles próprios venderam.

“Bear”

Um investidor que acredita que o preço de um investimento vai cair.

Com Base nos Melhores Esforços

O processamento de uma ordem a um próximo preço disponível, levando em consideração o volume disponível para a compra ou a venda a esse preço, além da quantidade e do volume de ordens que antecedem a ordem do cliente.

Preço de compra

O preço que a USGFX (ou outra contraparte) oferece para comprar um par de moedas de um cliente.

“Big Figure” (Expressão de Investidor)

Normalmente refere-se aos três primeiros dígitos de uma cotação de câmbio. OBSERVAÇÃO: Uma taxa de câmbio de ,9630 do par EUR/USD infere que “0” é o primeiro número. Assim, o preço seria de 0,9630, onde 0,96 é o grande número ou “big figure”.

“Break” ou “Break Out”

Termo usado para descrever uma queda súbita ou queda rápida no preço do instrumento financeiro, mantendo-o distante de uma escala consolidada.

Corretor

Um agente que processa ordens de compra e venda de moedas e instrumentos financeiros relacionados, seja por comissão ou em um spread.

Corretagem

Comissão cobrada por um corretor.

“Bull Market”

Um período prolongado de preços geralmente subindo de um produto de investimento específico.

“Bull”

Um investidor que acredita que os preços de determinados produtos de investimento vão subir.

“Bundesbank”

O Banco Central da Alemanha.

Dia Útil (Ver Dia Bancário)

Ver Dia Bancário

Limite de Compra

Especifica o preço mais elevado no qual a compra da moeda base de um par de moedas pode ser processada. O preço limite em uma ordem de limite de compra deve ser INFERIOR à negociação atual do preço de oferta.

“Buy Stop” (Ordem de compra válida a partir de determinado preço)

“Buy Stop” é uma ordem (“stop order”) emitida ACIMA do preço de venda da negociação atual, e que não é ativada até que preço de venda do mercado tenha alcançado o preço mínimo ou esteja acima do mesmo. Uma vez acionada a ordem de compra “buy stop”, esta se torna uma ordem de mercado para a compra ao preço de mercado atual.

[ TOP ]

C

Cabo

Um termo usado no mercado de câmbio para a taxa de câmbio do Dólar Americano/Libra Esterlina Britânica.

Custo “Carry”

Representa o custo dos juros de títulos de financiamento ou outros instrumentos financeiros detidos.

Entrega do Dinheiro

Liquidação no mesmo dia.

Dinheiro

Normalmente, refere-se à uma transação de câmbio contratada para liquidação no dia em que a negociação ocorre.

Dinheiro em Depósito

Equivale ao montante de fundos depositados na conta, somando-se ou subtraindo-se o P/L em posição realizada fechada e outros débitos ou créditos, tais como transferências e comissão (se houver).

Banco Central

Um banco que é responsável pelo controle da política monetária de um país ou região. A Reserva Federal é o Banco Central dos Estados Unidos, o Banco Central Europeu é o Banco Central da Europa, o Banco da Inglaterra é o Banco Central do Reino Unido e o Banco do Japão é o Banco Central do Japão.

Intervenção do Banco Central

O ato no qual um Banco Central, ou Bancos Centrais entram no mercado de câmbio à vista e tentam influenciar forças de oferta e demanda desequilibradas por meio da compra direta (ou venda) de câmbio.

CFTC

Sigla em inglês para “Commodity Futures Trading Commission”, agência reguladora Federal dos EUA voltada para futuros negociados em mercados de commodities, incluindo futuros financeiros.

Analista Gráfico ou Grafista

Um indivíduo que estuda gráficos e tabelas de dados históricos na tentativa de encontrar tendências que ajudarão a prever a direção e magnitude de um produto de investimento específico.

Cliente

Um titular da conta da USGFX. O cliente pode ser um indivíduo, gerente financeiro, entidade corporativa, conta “de trust”, coproprietário ou qualquer pessoa jurídica que tenha interesse no valor da conta.

Posição Fechada

Uma transação que se encontra na direção e magnitude opostas à uma posição já existente e que gera o efeito de realizar um ganho ou perda.

Bolsa de Mercadorias de Chicago (CME)

Bolsa de Mercadorias de Chicago (CME)

Comissão

A taxa que um corretor pode cobrar dos clientes para negociar em seus nomes.

Confirmação

Um aviso eletrônico ou impresso, que descreve todos os detalhes relevantes de uma transação.

Índice de Preços ao Consumidor

Medida mensal da variação dos preços de uma cesta definida de bens de consumo, incluindo alimentos, vestuário e transporte. Os países variam em suas abordagens relativas aos alugueis e financiamentos.

Contrato

Um contrato de balcão (OTC) com a USGFX para compra ou venda de uma determinada quantia de uma determinada moeda em troca de uma quantia especificada de outra moeda para liquidação em uma data e valor especificado (normalmente a data à vista). Os valores contratados são determinados pela taxa de câmbio contratada por ambas as partes.

Taxa de Conversão

Taxa de um par específico de moedas, usada para converter lucros/perdas em dólares não americanos para dólares no final de um dia de negociação.

Coproprietário

Pessoa que detém um coparticipação na conta da USGFX. Exige-se que coproprietários leiam, preencham e assinem os formulários de solicitação de contas e documentos correspondentes, incluindo, mas não limitados, ao documento de Divulgação de Risco da USGFX e aos formulários W-8/W-9.

Correspondente bancário

O representante do banco estrangeiro que presta serviços regularmente para um banco que não tem filial em um determinado centro, por exemplo, para facilitar a transferência de fundos.

Moeda contraparte

É a segunda moeda em uma sequência do par de moedas. No par de moedas EUR/USD, a moeda contraparte é USD.

Contraparte

A outra entidade ou parte com quem o acordo de câmbio está sendo negociado.

Risco País

O risco associado à uma transação em virtude de sua associação a um determinado país. Isso envolve a análise de fatores econômicos, políticos e geográficos de um determinado país.

Cobertura

O ato de realizar uma operação que fecha uma posição.

Risco de crédito

O risco de que um devedor não pague, mais especificamente, o risco de que a contraparte não tenha a moeda que prometeu entregar.

Contrato de Moeda Cruzada

Um contrato à vista de compra ou venda de uma moeda estrangeira em troca de outra moeda estrangeira especificada. As moedas trocadas não envolvem o dólar americano.

Moeda

A moeda estrangeira ou o dólar americano.

Par de Moedas

As duas moedas em uma operação de câmbio. O EUR/USD é um exemplo de um par de moedas.

Solicitação de Conta de Cliente

Solicitação da USGFX que deve ser preenchida e enviada por todos os clientes, para que sejam aceitos pela USGFX antes que uma transação ocorra.

[ TOP ]

D

Fim do Expediente (ou Fim do Dia Útil)

O único ponto no tempo, que significa o fim do dia de trabalho. A data de negociação de qualquer contrato celebrado após o fim do expediente será considerada como processada no dia útil seguinte. O fim do expediente ocorrerá em um momento selecionado unicamente pela USGFX em qualquer dia útil e pode ser alterado a critério da USGFX.

Ordem para o Dia

Uma ordem que, se não for processada em um dia específico, será automaticamente cancelada.

“Day Trader”

Um especulador que abre e fecha posições em produtos de investimento, que são então liquidadas antes do encerramento do mesmo dia de negociação.

Histórico “Deal Blotter”

Lista de todas as negociações processadas ao longo de um período específico, geralmente o dia de negociação.

Data da Negociação

A data em que a transação é acordada.

Comprovante da Negociação

O principal método de registro da informação básica referente à uma transação.

“Dealer”

Um indivíduo ou empresa que atua um papel principal, ao invés de atuar como agente, na compra e/ou venda de câmbio. Os “dealers” negociam por conta e risco próprios.

Mesa de Operação - “Dealing Desk”

De um modo geral, grupo de “dealers” que trabalham para a USGFX, facilitando a parte de preços e processando ordens de clientes.

“Default”

De um modo geral, uma violação do contrato.

Depreciação

Uma queda ou declínio no valor de uma moeda devido às forças do mercado.

Profundidade de Mercado

Medida do volume disponível para fins de transação, para um determinado par de moedas em um momento específico.

Detalhes

Todas as informações necessárias para finalizar uma transação de câmbio, ou seja, nome, taxa de câmbio e datas.

Desvalorização

Ajuste deliberado de uma moeda para baixo contra suas paridades fixas ou bandas, normalmente iniciado por um anúncio formal de um país.

Renda Discricionária

Renda sem impostos nem compromissos de gastos pessoais fixos.

DM, Dmark (Moeda da Dinamarca)

Deutschmark. (Antiga moeda da Alemanha)

Taxas Nacionais

Taxas de juros aplicáveis aos depósitos no país de origem.

“Down Tick” (Decremento)

Venda de um título (normalmente um fundo ou ações) a um preço mais baixo do que o anterior.

[ TOP ]

E

Redução de Juros

Queda das taxas de juros iniciada pelo Banco Central.

ECU

Unidade Monetária Europeia.

Condição “Either-way Market”

Condição usada no mercado de depósitos interbancários de eurodólar, onde as taxas de preço de compra e preço de venda de um determinado período são as mesmas.

Conta Caução

O dinheiro depositado junto à USGFX é depositado em uma conta caução segurada pela FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation) no HSBC Bank, nos EUA, NA.

Euro

Moeda de troca da União Europeia

Taxas de Euro

Taxas de juros cotadas para euromoedas em períodos específicos.

Euromoeda

Moeda depositada fora do seu país de origem.

Eurodólares

Dólares americanos depositados em um banco (americano ou não) localizado fora dos EUA.

União Europeia

Grupo anteriormente conhecido como Comunidade Europeia

Janela de Notificações de Operações

Janela da USGFX que resume as operações ocorridas na conta de um cliente ao longo de um dia de trabalho.

Depósitos de Margem em Excesso

Dinheiro depositado junto à USGFX que não é utilizado para fins de margem para poder manter uma posição aberta existente.

Bolsa de Valores

Um local físico onde os instrumentos financeiros são negociados e muitas vezes regulamentados. Exemplos: Bolsa de Valores de Nova Iorque e Bolsa de Valores de Londres.

Controle de Câmbio

Sistema de controle do movimento de moedas entre os países. As regulamentações incluem o licenciamento de múltiplas moedas, cotas, leilões, limites, taxas e sobretaxas.

Exótica

Moeda de troca menos negociada.

[ TOP ]

F

Mercado de+ Rápida Negociação

Rápido movimento de preços ou taxas de mercado, causado por desequilíbrio entre as condições de oferta e demanda de compradores e/ou vendedores. Em tais circunstâncias, as taxas ou preços podem não estar prontamente disponíveis para os clientes até que os mercados retomem a atividade de forma ordenada.

Taxa de Fundos do Fed

Taxa de curto prazo (de um dia para o outro ou “overnight”) indexada pelo Banco de Reserva Federal e usada para conduzir políticas monetárias e efetuar mudanças na oferta de moeda para facilitar uma mudança no nível de atividade na economia dos Estados Unidos.

Fundos do Fed

Saldos de caixa detidos por bancos com seu Banco de Reserva Federal local.

Fed

Banco Central dos Estados Unidos

Comitê Federal de Mercado Aberto

Também conhecido como FOMC, na sigla em inglês. Corpo de indivíduos que decide o curso da política monetária nos Estados Unidos. O FOMC é diretamente responsável por atrelar a taxa de fundos federais e a taxa de desconto. Ambas as taxas são influentes no controle dos níveis de crescimento da oferta monetária e os níveis de atividade econômica nos Estados Unidos.

Conselho de Administração da Reserva Federal

Conselho de Administração do Sistema de Reserva Federal, nomeado pelo presidente dos Estados Unidos por 14 anos, onde um dos conselheiros é nomeado presidente por quatro anos.

Sistema de Reserva Federal

Sistema de bancos centrais dos EUA, compreendendo 12 Bancos de Reserva Federal que controlam 12 distritos sob a batuta do Conselho de Administração da Reserva Federal. Bancos autorizados e registrados pelo Departamento de Controladoria da Moeda são obrigados a se filiar ao Fed. Já a filiação dos bancos estaduais autorizados é opcional.

Ordem Fill ou Filled

Acordo que tenha sido processado em nome da conta de um cliente, dada a ordem de um cliente. Uma vez preenchida, uma ordem não pode ser cancelada, alterada ou protelada pelo cliente.

Cotação Fixa

Um preço verbal dado em resposta à uma solicitação de uma taxa fixa, na qual a parte que realiza a cotação está disposta a executar uma negociação de um montante razoável para liquidação à vista.

Política Fiscal

Use de tributação como uma ferramenta na implementação da política monetária.

Datas Fixas

Datas do calendário mensal semelhantes à operações à vista. Há duas exceções. Para uma descrição detalhada, consulte Datas-Valor.

Taxa de Câmbio Fixa

Taxa oficial definida pelas autoridades monetárias. Muitas vezes, a taxa de câmbio fixa permite a flutuação dentro de uma banda.

Fixação

Um método de determinação de taxas, geralmente buscando uma taxa que possa trazer o equilíbrio entre compradores e vendedores. Tal processo ocorre uma vez ou duas vezes por dia em momentos definidos. Método usado por algumas moedas especialmente no estabelecimento de taxas de câmbio de turismo.

Taxa de Câmbio Variável ou Flutuante

Uma taxa de câmbio onde o valor é determinado pelas forças do mercado. Mesmo moedas flutuantes estão sujeitas à intervenção das autoridades monetárias. Quando tal atividade for frequente, a flutuação é conhecida como uma "flutuação suja".

FOMC

Comitê Federal de Mercado Aberto, o comitê que define os objetivos da oferta monetária nos EUA que tendem a ser implementados por meio de taxas de juros dos fundos Fed, etc.

“Foreign Exchange”

O termo "Foreign Exchange" geralmente se refere a negociações realizadas fora da bolsa em moeda estrangeira. Ele também pode se referir à troca de moeda em bolsas de valores, como a IMM que faz parte da Bolsa de Mercadorias de Chicago (CME).

A USGFX não realiza entregas físicas de moedas estrangeira sem contas bancárias estrangeiras.

“Forex”

Forex é a abreviação em inglês de “Foreign Exchange”, que geralmente se refere a negociações realizadas fora da bolsa em moeda estrangeira.

Negociação de Forward

Uma negociação com uma data-valor posterior à data-valor à vista.

Negociação de Forward/Forward

Negociação de forward-forward é aquela em que ambas as bases da negociação possuem datas-valor após a data-valor atual à vista.

Taxa Forward (a prazo)

As taxas forward ou a prazo são cotadas em termos de pontos a prazo, que representam a diferença entre as taxas a prazo e à vista. A fim de obter a taxa forward a partir da taxa de câmbio atual, os pontos a prazo são adicionados ou subtraídos da taxa de câmbio.

A decisão de adicionar ou subtrair pontos é determinada pelo diferencial entre as taxas de depósito de ambas as moedas envolvidas na transação. A moeda base com a maior taxa de juros está cotada com desconto em comparação à moeda com a menor taxa de juros cotada no mercado a prazo. Por isso, os pontos a prazo são subtraídos da taxa à vista. Da mesma forma, a moeda base com a menor taxa de juros está cotada como prêmio, e os pontos a prazo são adicionados à taxa à vista para obtenção da taxa forward.

Funções Operacionais

Atividades realizadas pelo “dealer”. Atividades normais de negociação.

Fundamentos

Fatores macroeconômicos aceitos como a formação da base do valor relativo de uma moeda. Estes fatores incluem a inflação, o crescimento, a balança comercial, o déficit do governo e taxas de juros.

FX

FX é uma sigla popular para câmbio internacional. O câmbio geralmente se refere a negociações realizadas fora da bolsa em moeda estrangeira.

[ TOP ]

G

G7

Os sete principais países industrializados, sendo eles os EUA, Alemanha, Japão, França, Reino Unido, Canadá e Itália.

G10

É o G7, mais a Bélgica, os Países Baixos e a Suécia, um grupo associado às discussões do FMI. A Suíça às vezes se envolve de forma superficial.

“Going Long”

O ato de comprar um par de moedas. Por exemplo, se um cliente comprou EUR/USD, ele estaria “esticando/going long”.

“Going Short”

O ato de vender um par de moedas. Por exemplo, se um cliente vendeu EUR/USD, ele estaria “ficando sem/going short".

“Good Til Cancelled” (ordem GTC)

Ordem ou instrução específica para um corretor que, ao contrário da regra geral, não termina no final do dia de negociação, embora normalmente termine no final do mês de negociação.

GTC

Consulte “Good Til Cancelled”

[ TOP ]

H

Comprador de um par de moedas.

[ TOP ]

I

Cotação Indicativa

O preço dado por um membro institucional do mercado, que não é “fixo" e nem uma "cotação fixa".

Mercado Interbancário

O mercado interbancário é o mercado de balcão de “dealers” que negociam câmbio internacional uns com os outros.

Intervenção

Compra ou venda de ações feita por um Banco Central na tentativa de afetar o valor de sua moeda. A intervenção organizada se refere à ação tomada por uma série de Bancos Centrais visando influenciar o valor das taxas de câmbio.

Posição “Intraday”

Posições abertas administradas por um cliente da USGFX no mesmo dia. Geralmente no final do dia não há posições abertas.

Corretor de Apresentação (IB)

Uma pessoa física ou pessoa jurídica que apresenta clientes à USGFX, muitas vezes em troca de compensação, como uma taxa por cada operação efetuada. Os corretores de apresentação ficam impedidos de aceitar fundos com margens de seus clientes.

[ TOP ]

K

Gíria para o Dólar da Nova Zelândia.

[ TOP ]

L

Lado Esquerdo

Indo pelo lado esquerdo de uma cotação de duas vias, ou seja, vendendo a moeda cotada.

Alavancagem

Controle de um grande posição nominal, por meio da utilização de uma pequena quantidade de capital.

Ordem Limitada

Uma ordem limitada é uma ordem de um cliente para compra ou venda de uma quantia específica de um par de moedas a um preço específico definido pelo usuário. A ordem limitada não garante o processamento, ao contrário, garante apenas que, caso ocorra o processamento, ele será cotada ao preço limite indicado. Observe que, por vezes, o mercado alcança brevemente um preço limite, apenas para recuar imediatamente a partir do nível do preço limite, com muito pouco, se é que algum, volume negociado. Dentro dessas circunstâncias, a ordem limitada pode não ter sido processada e permanecerá em vigor até que a ordem possa ser executada ou até que o cliente cancele a ordem. Uma ordem limitada especifica que deve haver uma tentativa de processamento após o mercado atingir ou passar por um nível de preço definido, que é o preço limite. Uma vez emitida, a ordem limitada será colocada como pendente até que o preço limite seja atingido. Uma vez que o mercado atinja ou passe pelo limite de preço, a ordem é acionada e o “dealer” da USGFX tenta processar a ordem dentro do preço limite.

Preço Limite

Preço que o cliente especifica ao negociar uma ordem limitada.

Líquido

A condição de mercado, onde há um amplo volume para comprar ou vender.

Liquidação

Qualquer transação que contrabalança ou fecha uma posição estabelecida anteriormente.

Nível de Liquidação

Nível do valor da conta que inicia a liquidação de todas as posições abertas do cliente ao melhor preço ou taxa de câmbio disponível naquele momento. A liquidação ocorre quando o valor da conta não é suficiente para manter as atuais posições abertas. Um cliente pode impedir a liquidação mediante depósito de margem adicional na conta ou fechando as posições abertas existentes.

Liquidez

Termo usado para descrever a quantidade de volume disponível para comprar ou vender em um determinado ponto no tempo.

Longa (Posição Longa)

Termo usado para descrever um cliente que abriu uma nova posição através da compra de um par de moedas.

Perda Superior ao Seu Depósito de Margem

Uma situação em que existe uma possibilidade de os clientes perderem mais do que a margem inicialmente utilizada como garantia para abrir e manter uma posição.

[ TOP ]

M

Margem de Manutenção

Margem mínima que um investidor deve manter na USGFX para manter uma posição aberta.

Chamada de Margem

Demanda por fundos adicionais a serem depositados em uma conta de margem para atender às exigências de margem devido a movimentos adversos na taxa de câmbio.

Margem

O montante total de dinheiro do cliente como garantia contra as posições abertas agregadas. A margem de garantia é uma função da razão de alavancagem máxima de negociação. Quanto maior for a alavancagem, menor será a margem de garantia. Quanto menor a alavancagem, maior será a margem necessária para reter a posição.

Matematicamente, a Margem = Montante em Posição Aberta/Razão de Alavancagem Máxima de Negociação. Por exemplo, uma posição de USD 100.000 de um par USD/CHF à uma razão de alavancagem máxima de negociação de 50:1 exigirá margem de garantia igual a 100.000/50, ou USD 2.000.

OBSERVAÇÃO: Para calcular margens de pares de moedas, onde o USD NÃO é a moeda base (primeira) (por exemplo EUR/USD, GBP/USD ...) e pares de moedas cruzadas (EUR/JPY, GBP/JPY ...), primeiro a quantidade de moedas contraparte é convertida em USD, utilizando a(s) taxa(s) de câmbio média(s).

Exemplo: O cliente compra um lote de EUR/USD, ao preço de 0,9600 9604. A taxa de câmbio média é de 0,9602. Portanto, EUR 100.000 é igual a USD 96.020. USD 96.020/50 Razão de Alavancagem = USD 1.920,40

Ajuste “Mark to Market”

Ajuste diário de uma conta para refletir os lucros e perdas não realizados.

“Market Maker”

Membro institucional do mercado, (pessoa ou empresa) autorizada a criar e manter um mercado em um instrumento financeiro.

Razão De Alavancagem Máxima de Negociação

Alavancagem expressa como uma razão, disponível para abrir novas posições. Por exemplo, uma razão de alavancagem de 50:1 permite que um cliente controle uma posição de lote de USD 100.000 com USD 2.000 de margem (USD 100.000/50 = USD 2.000).

Poder Máximo de Negociação

Matematicamente, o Poder Máximo de Negociação = Valor da Conta * Razão De Alavancagem Máxima de Negociação.

Média Móvel

Maneira de abrandar ou atenuar um conjunto de dados de preços/taxas ao calcular o preço médio do intervalo de dados dos valores.

[ TOP ]

N

Diferencial da Taxa de Juros Líquida

Diferença nas taxas de juros entre países com duas moedas diferentes. Por exemplo, se a taxa do tipo “spot-next” (swap overnight da data à vista até o próximo dia útil) para o Euro for de 3,25% e a taxa do tipo spot-next nos EUA for de 1,75%, o diferencial de juros é de 1,50% (3,25% - 1,75% = 1,50%).

Compensação

O método de liquidação segundo o qual apenas as diferenças entre as moedas negociadas são liquidadas no final do dia.

[ TOP ]

O

Ordem OCO (Ordem Cancela a Outra)

Uma ordem “uma cancela a outra” consiste em uma ordem “stop” e uma ordem limitada, que são definidas de modo simultâneo. Uma vez que qualquer uma delas for processada, a outra ordem será cancelada. Por exemplo, uma ordem OCO pode ser emitida para fechar uma posição existente, seja com um limite (obtenção de lucro), ou com uma ordem de proteção (ordem de negociação “stop loss”).

Oferta

Preço dentro do qual um “dealer” está disposto a vender. A oferta também é chamada de “ask” ou preço de venda.

Mercado com Ofertas

Situação temporária onde as ofertas ou preços de venda excedem os lances ou preço de compra.

“Old Lady”

“Old Lady of Threadneedle Street” é o jargão para o Banco da Inglaterra, que é o Banco Central do Reino Unido.

Conta Coletiva

Conta mantida entre dois corretores, na qual todas as contas de ambos são combinadas e processadas em apenas um nome, em vez de designadas separadamente.

Posição Aberta

Diferença entre ativos e passivos em uma determinada moeda. Ela pode ser medida tanto por moeda ou pela posição de todas as moedas ao serem calculadas em moeda base.

Janela de Posições Abertas

Janela da USGFX que exibe todas as posições atuais dos clientes que se encontram abertas.

Ordens

Instruções dos clientes dadas por via eletrônica por meio da Plataforma da USGFX de Negociação pela internet, ou verbalmente ou ainda por meio de um aplicativo de bate-papo eletrônico como o DirectDealer, para que possam emitir um contrato específico de câmbio com a USGFX ao comprarem ou venderem um par de moedas imediatamente especificado, ou em um momento em que o preço satisfaça os requisitos específicos do cliente.

Câmbio do Mercado de Balcão com Margem

Mercados de câmbio de balcão (OTC) (realizados fora da bolsa) em que os participantes do mercado, tais como a USGFX e seus clientes, celebram contratos negociados de maneira privada ou realizam outras operações diretamente uns com os outros nas quais uma margem é depositada e usada como garantia contra posições em aberto/pendentes).

Overnight (Do Dia para o Outro)

Acordo do primeiro dia até o dia útil seguinte.

[ TOP ]

P

Pip

A menor medida do movimento de uma taxa de câmbio.

Relatório de Ordens Pendentes

O relatório de ordens pendentes mostra todas as ordens pendentes que o cliente adquiriu em datas especificadas pelo usuário, quer a ordem pendente tenha sido processada, ou não. Qualquer ordem pendente que seja cancelada pelo cliente ainda será exibida, dando ao cliente um histórico completo de auditoria das suas ordens.

Janela de Ordens Pendentes

Janela da USGFX que exibe todas as ordens ainda pendentes para pagamento ou em aberto. Antes do cliente fechar o programa da USGFX, o aplicativo avisará o cliente sobre todas as ordens ainda pendentes para pagamento. Tais ordens permanecerão no programa, mesmo que o cliente tenha saído do programa. No entanto, elas podem ser processadas, quando o cliente estiver off-line.

Posição

Compromissos totais compensados em uma determinada moeda. A posição pode ser neutra (“flat”) ou com ausência de posição (“square” - sem exposição), longa, (quando a moeda for mais comprada do que vendida) ou curta (quando a moeda for mais vendida do que comprada).

Principal

“Dealer” que compra ou vende ações para sua própria conta.

Realização de Lucro

O desenrolar de uma posição a fim de realizar um lucro.

[ TOP ]

Q

Cotação

Consiste no preço de compra e venda (ask) de um par de moedas.

Painel de Cotação

O painel de cotação é a seção na janela da USGFX que mostra as cotações das principais moedas e os cruzamentos, permitindo o acesso aos gráficos da USGFX.

[ TOP ]

R

Faixa ou Intervalo

Diferença entre o preço mais alto e o mais baixo de um futuro registrado durante um determinado pregão.

Taxa

Preço de uma moeda em comparação à outra, normalmente em relação ao USD.

P/L Realizado

Perdas e lucros gerados a partir de posições fechadas.

Mercado Regulamentado

Mercado que é regulamentado geralmente por uma agência governamental que emite diretrizes e restrições destinadas a proteger os investidores.

Janela de Relatórios

Janela de relatórios da USGFX é o espaço onde um cliente pode acessar vários relatórios de status da conta que mostram sua atividade de modo detalhado. Existem 5 relatórios diferentes, todos os quais podem ser personalizados pelo cliente por um período específico. Estes consistem no histórico da negociação e das ordens pendentes e no histórico da conta e da sessão, além do extrato de conta.

Ponto ou Nível de Resistência

Preço reconhecido por analistas técnicos como um preço que normalmente impedirá o movimento ascendente de uma taxa de câmbio. Se um nível de resistência for “rompido", o técnico concluirá que o movimento do preço do instrumento financeiro continuará subindo.

Lado Direito

Corresponde ao preço de venda ou oferta (ask) de uma taxa de câmbio. Por exemplo, dado um preço de 0,9630 - 0,9635, o lado direito é 0,9635. O lado direito é o lado em que um cliente compra.

Capital de Risco

Quantidade de dinheiro que o cliente está disposto a colocar em risco que, se perdido, não causará dificuldades financeiras prejudiciais ao cliente.

Transferência

No final de cada dia útil, a USGFX transfere ou troca automaticamente todas as posições abertas existentes para a próxima data à vista. A mecânica, com efeito, envolve o fechamento simultâneo de uma posição já existente e a abertura de uma nova posição à vista. A USGFX debitará ou creditará a conta do cliente, dependendo do diferencial de juros entre a moeda base e a moeda contraparte, e a posição do cliente. Por exemplo, se a posição de um par de moedas de um cliente for longa, sendo a taxa “overnight” da moeda base maior do que a moeda contraparte, o cliente ganhará um pequeno crédito para posições detidas durante a noite. Se o oposto for verdade, o diferencial da taxa de juros será debitado da conta do cliente. O raciocínio do fundamento é que se um cliente tiver uma moeda de maior rendimento em posição longa, ele deverá se beneficiar da chance de investir e ganhar um retorno mais elevado durante a noite do que o montante que ele teria que pagar se sua moeda de maior rendimento estivesse em posição curta.

Transferência de Crédito

Crédito (em termos de moeda base) adicionado durante a noite, à conta de um cliente que possui moeda de maior rendimento em posição longa.

Transferência de Débito

Dívida, subtraída durante a noite, da conta de um cliente com moeda de menor rendimento em posição curta.

Segurar uma Posição

Ato de manter posições abertas na esperança de um ganho especulativo.

[ TOP ]

S

Transação no Mesmo Dia

Uma transação que se completa no dia em que a transação ocorre.

Ordem Limitada de Venda

Especifica o menor preço em que a venda da moeda base em um par de moedas pode ser processada. O preço limite em uma ordem limitada de venda deve estar ACIMA do preço de compra da negociação corrente.

Ordem “Sell Stop”

Ordem de venda emitida ABAIXO do preço atual de compra, e que não é ativada até que preço de compra do mercado tenha alcançado esse preço ou esteja abaixo do preço mínimo. Uma vez ativada, a ordem “sell stop” se torna uma ordem de mercado para ser vendida ao preço de mercado atual.

Data de Liquidação

Data em que uma ordem processada deve ser liquidada com a transferência de instrumentos financeiros ou moedas e fundos entre o comprador e o vendedor.

Curta (Posição)

Posse de uma posição aberta que foi criada ao vender uma moeda. Se o cliente vendeu EUR/USD, o cliente tem uma posição “curta" do par de moedas (moeda base vendida). Se o cliente comprou EUR/USD, ele tem uma posição “longa” do par de moedas, mas tem uma posição “curta” de USD. As operações de câmbio assumem uma posição "longa" em relação à uma moeda e "curta" em relação à outra.

Venda a Termo

Compra para cobrir uma posição curta de um par de moedas.

Investidor Sofisticado de Câmbio

Investidor que possui um conhecimento suficiente, experiência e/ou capitalização para investir no mercado de câmbio. O investidor tem de decidir por si próprio se o câmbio de moedas é um veículo de investimento adequado para seus propósitos.

Risco Soberano

(1) Risco de inadimplência em um empréstimo soberano;
(2) O risco de apropriação de ativos mantidos em um país estrangeiro.

Especulativa

A negociação de moeda estrangeira é especulativa, pois não há garantia de que o investimento no mercado de câmbio ganhará qualquer dinheiro. Existem condições também onde o cliente pode perder toda a sua margem depositada, tornando a negociação de câmbio altamente especulativa. Aqueles que investem em câmbio devem apenas arriscar tal capital (conhecido como capital de risco) caso este não leve o cliente à uma dificuldade financeira prejudicial, em caso de perdas.

Janela Spot Book

A janela Spot Book da USGFX exibe as posições “overnight” pendentes do cliente, as negociações processadas no decorrer do dia e as posições abertas existentes do cliente. A janela inclui informações relevantes sobre os itens listados em cada uma das seções, incluindo a taxa de negociação, o valor atual da negociação, a taxa atual de ajuste “Mark to Market”, P/L, a época em que a negociação foi processada, etc.

Spot (Data à Vista)

Refere-se à data-valor da operação à vista, dois dias úteis a contar da data de negociação do investimento. Quando há um feriado bancário, ou durante o fim de semana ou em qualquer outro dia em que os bancos dos países representados pelas moedas no par de moedas estão fechados, a data à vista será ajustada para a próxima data-valor, quando os bancos estiverem abertos novamente. No caso do dólar americano em relação ao dólar canadense, a data à vista cai no próximo dia útil, a contar da data da transação.

Preço/Taxa à vista (Spot)

Preço no qual um par de moedas é negociado no mercado à vista (spot).

Liquidação à Vista

Procedimento padronizado de liquidação de operações de câmbio que define a data-valor de 2 dias úteis contados da data de negociação (consulte Spot - Data à Vista).

Spread

Diferença entre o preço de compra e o preço de venda de uma moeda estrangeira.

Square (Ausência de Posição)

Condição em que as compras e vendas do cliente ficam em equilíbrio e não há nenhuma posição aberta.

“Squawk Box”

Rádio walkie-talkie conectado a um telefone, frequentemente usado em mesas de operações de corretagem.

Esterlina

Libra britânica, também conhecida como “cable”.

Ordens de Negociação “Stop-Loss”

Ordem específica emitida pelo cliente para fechar uma posição, caso o preço se movimente em uma certa quantidade de pips na direção oposta à posição existente. Na maioria dos casos, as ordens de negociação “stop” são processadas assim que o mercado atingir ou passar pelo nível do preço mínimo definido pelo cliente. Uma vez emitida, a ordem de negociação “stop” será mantida como pendente até que o preço mínimo seja atingido. As ordens de negociação “stop” podem ser usadas para fechar uma posição (“stop loss”), para reverter uma posição ou ainda para abrir uma nova posição. Seu uso mais comum é o de proteger uma posição existente (ao limitar as perdas ou proteger os ganhos não realizados). Uma vez que o mercado atinge ou passa pelo preço mínimo, a ordem é ativada (acionada) e a USGFX processa a ordem dentro do próximo preço disponível. Ao contrário de uma ordem limitada, uma ordem de negociação “stop” não garante o processamento ao preço mínimo. As condições de mercado, incluindo a volatilidade e falta de volume, podem levar uma ordem de negociação “stop” a ser processada a um preço diferente da ordem.

Nível de Preço Mínimo

Preço colocado pelo cliente que ativa uma ordem de negociação “stop-loss”.

“Sweep/Sweeping”

Quando um cliente da USGFX possui um P/L em uma outra moeda que não seja o dólar norte-americano, no final de cada dia útil o P/L deve ser convertido em dólares americanos de acordo com a taxa de câmbio vigente da época (conhecida como a taxa de conversão). Este processo é chamado de “sweeping”. Observe que até que ocorra essa conversão do P/L, o valor da conta do cliente poderá variar ligeiramente (para cima ou para baixo), já que a taxa de câmbio da moeda de perdas e lucros se altera. Por exemplo, o cliente possui um lucro em ienes e o valor do iene sobe após o fechamento da posição, porém antes do lucro ser convertido em dólares, o valor da conta irá se alterar. A mudança ocorre apenas sobre o montante do lucro/perda, portanto o efeito é mínimo.

SWIFT

Sigla em inglês para “Society for Worldwide Interbank Telecommunications”, uma empresa com sede na Bélgica que fornece a rede eletrônica mundial de liquidação da maior parte das operações de câmbio. A sociedade também é responsável pela padronização dos códigos de moeda utilizados para fins de confirmação e de identificação (por exemplo, USD = Dólares, EUR = Euro, JPY = Iene japonês).

“Swissy”

Jargão de mercado para denominar o franco suíço.

[ TOP ]

T

Correção Técnica

Ajuste de preço que não se baseia no sentimento do mercado, mas sim em fatores técnicos, como volumes e gráficos.

Thin Market ou Mercado Fino

Condição de mercado na qual o volume de negociação e a liquidez são baixos e na qual as cotações do preço de compra e de venda (ask) são geralmente mais amplas do que o normal.

“Tick”

Mudança mínima no preço, para cima ou para baixo.

Tomorrow Next (Tom Next)

Compra simultânea de uma moeda para entrega no dia seguinte e venda no dia à vista, ou vice-versa.

Data de Negociação

Data em que ocorre uma negociação.

Excedente/Déficit da Margem de Negociação

Fundos remanescentes com os quais um cliente pode abrir novas posições ou aumentar a quantidade de posições existentes = margem de valor da conta. É uma função do tamanho da posição e do lucro e perda na posição existente.

Plataformas de Negociação

Aplicativo de software onde um cliente autoriza que a transação de uma ordem seja processada em seu nome. A USGFX Trader e a MetaTrader são exemplos de plataformas de negociação.

Data da Operação

Data em que ocorre uma negociação.

Transação

Compra ou venda de quantias de câmbio resultantes do processamento de uma ordem.

Cotação dos Dois Lados (“Two Way Quote”)

Quando um “dealer” faz uma cotação de preço de compra e venda (ask) de operações de câmbio para um cliente.

[ TOP ]

U

Posição Descoberta

Outro termo para uma posição aberta.

P/L Não Realizado

P/L não realizado é o lucro ou perda em tempo real na atual posição aberta(s), dada a atual taxa(s) de câmbio. OBSERVAÇÃO: O P/L não realizado é calculado usando o preço que o cliente terá de negociar para liquidar a posição. Por exemplo, se o cliente se encontra na posição longa de EUR/USD, o cliente precisaria vender ao preço de compra do mercado atual. O P/L permanece não realizado até que a posição seja fechada. O P/L será então adicionado ou subtraído do dinheiro em depósito para receber a nova quantia de dinheiro em depósito.

“Up Tick”

Operação processada a um preço maior do que a operação anterior.

Dólar Americano

Moeda legal dos Estados Unidos da América.

Plataforma de Demonstração de Negociações da USGFX

A USGFX mantém uma plataforma de demonstração de investimentos que é uma réplica completa da Plataforma de Investimentos na Internet da USGFX, utilizada por clientes da USGFX com margem, autorizados a emitir contratos de compra e venda de câmbio da USGFX. A plataforma de demonstração de investimentos permite que os clientes potenciais da USGFX se acostumem com a funcionalidade e os recursos da plataforma real de investimentos sem arriscar seu capital ao processar investimentos contratados. Como a plataforma não envolve negociações ou contratos reais, qualquer lucro ou perda gerado utilizando a plataforma não será acumulado, nem será uma obrigação do cliente que realiza a demonstração. A plataforma foi feita estritamente apenas para fins de demonstração.

Plataforma de Negociação da USGFX na Internet

O aplicativo de software usado por clientes autorizados da USGFX para contratarem operações de câmbio para fins de especulação sobre a direção dos movimentos cambiais. Também é conhecido simplesmente como USGFX. Quaisquer operações realizadas na Plataforma de Negociação da USGFX na Internet representam um contrato juridicamente vinculativo pelo qual o cliente é responsável, de acordo com o Contrato de Cliente e outros documentos apresentados e assinados pelo cliente.

Barra de Menu da USGFX

Barra incluída na janela da USGFX que permite ao cliente acessar, formata e posicionar as várias janelas da USGFX, incluindo as janelas de Relatórios aos Clientes, Janelas de Gráficos, Janela Spot Book, etc. Também dá ao cliente o acesso à janela de Ajuda da USGFX.

Documento de Divulgação de Risco da USGFX

A Divulgação de Risco da USGFX descreve os riscos associados à abertura de uma conta da USGFX. É exigido que todos os clientes que possuem um interesse financeiro na USGFX leiam e assinem o documento, a fim de abrir uma conta.

Barra de Título da USGFX

Barra na parte superior da janela da USGFX que exibe o número da versão lançada pela USGFX e os relógios mundiais.

Ícones da Barra de Ferramentas da USGFX

Os ícones exibidos automaticamente na janela da USGFX permitem que o usuário acesse a notificação de operações, o status da conta, posições abertas, ordens pendentes, Spot Book e janela de ajuda com apenas um clique.

Janela da USGFX

Termo usado para descrever todo o espaço na tela do computador de um cliente que abriga todas as outras janelas da USGFX. As janelas permitem ao cliente monitorar posições, ganhos e perdas, ordens pendentes, o “spot book”, janela de gráficos, etc.

[ TOP ]

V

Data-Valor

Em contratos de câmbio, este é o dia em que as duas partes contratantes trocam as moedas que estão sendo compradas ou vendidas. Para uma descrição completa, consulte o capítulo sobre negociação. Em uma transação à vista, a data é postergada para após dois dias úteis no país do banco que fornece as cotações determinando a data-valor à vista. A única exceção à esta regra geral é quando o dia à vista no país que faz a cotação coincide com um feriado bancário no país ou países que utilizam essas moedas estrangeiras. A data-valor, nesse caso, é postergada por mais um dia. O requerente é a parte que deve se certificar de que seu dia à vista coincide com a data empregada pelo respondente. A data de vencimento a prazo do mês deve cair na data correspondente do mês de calendário relevante. Se a data de um mês cair em um dia não-bancário em um dos centros, nesse caso, a data a ser considerada será o próximo dia útil comum a ambos. O ajuste do vencimento de um determinado mês não afeta outros vencimentos. Estes continuarão a cair na data correspondente original, caso cumpram o requisito de dia em aberto. Se a última data à vista cair no último dia útil do mês, as datas a prazo coincidirão com esta data ao cair também no vencimento do último dia útil. Conhecida também como data de vencimento.

[ TOP ]

W

Dia Útil

Qualquer dia em que os bancos comerciais estão abertos para negócios, que não caia no sábado ou domingo, no principal centro financeiro do país no qual sua moeda foi adquirida para a abertura de uma posição.

[ TOP ]
Sobre
Plataformas
Tipos de Conta
Notícias do Mercado e Análises
Centro Educacional
Parceiros e Afiliados